Como calcular os bonus das cartas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como calcular os bonus das cartas.

Mensagem  [ADM]iCe em Qui Dez 20, 2007 10:24 am

Olá a todos!

Bom, como muita gente me disse que tava difícil de entender este tópico, então vou fazer uma reformulação tentando explicar melhor o que eu quis dizer. Tudo que estiver nesta cor são comentários adicionados para facilitar o entendimento.

Uma coisa que deve ser levada em consideração ao ler este tutorial eh que os cálculos para redução de dano são muito mais complicados, porém eu deixarei a teoria ai pois acho importante saber. Não precisa se preocupar com isso, soh tente conseguir as cartas certas para se defender. Se concentre nos cálculos para o aumento de dano, pois estes são simples e de uma imensa variedade.

Futuramente irei postar fotos com os danos de armas com varias combinações de cartas, para comprovar o que está escrito aqui.
O que irei ensinar neste tópico é como funciona o cálculo matemático para as cartas.
Estou pensando em criar um programa que calcule o bonus final das cartas, bastando apenas que você forneça qual arma está usando, sua classe, e quais as cartas. Bom, vai ficar bem legal, mas estou sem muito tempo pra faze-lo, se vcs estiverem realmente interessados nele me falem que eu me esforço pra que ele fique pronto o mais rápido possível.

Tentarei explicar do modo mais simples possível. Por mais complicado que pareça, por favor, leia até o fim.

Legenda:
* (asterísco) >> Representa uma multiplicação
+ (mais) >> Representa uma adição
- (menos) >> Representa uma subtração
/ (barra) >> Representa uma divisão
% (porcento) >> Representa uma porcentagem
i >> Taxa de aumento ou redução É a % que a carta te dá
A >> Fator final de aumento ou redução É a % total de aumento ou redução de dano
Primeiro explicarei a teoria matemática. eh interessante e útil para a melhor compreensão, mas não precisa entender TUDO para poder entender como funciona no ragnarok, leia, mas sem neura

PORCENTAGEM
Conceito
Porcentagem é a razão na qual o denominador é 100, ou seja p% = p/100
A porcentagem de um número a em relação a outro b é dada pela razão a/b
Uma taxa percentual pode ser representada de várias formas: fração de denominador 100, número decimal ou porcentagem (%)

Exemplos:

23/100 = 0,23 = 23%
2,3/100 = 0,023 = 2,3%
230/100 = 2,3 = 230%
100/100 = 1 = 100%

Aumento e redução percentual
Os aumentos e reduções podem ser representados por um fator de aumento/redução
Mas o que é um fator de aumento/redução?
Chamaremos de fator de aumento a letra A e de fator de redução a letra R
Neste caso:
A = 1 + i
R = 1 - i

Onde a letra i representa o percentual de aumento ou de redução

Exemplos:
Qual o fator de aumento para um aumento de 20%?
A = 1 + i
A = 1 + 20%
A = 1 + 0,2
A = 1,2 = 120%
Para entender como funciona no ragnarok, basta ler até aqui e já está bom para passar o próximo tópico "APLICAÇÂO AO RAGNAROK"

Qual o fator de redução para uma redução de 30%?
R = 1 - i
R = 1 - 30%
R = 1 - 0,3
R = 0,7 = 70%

Agora vem a parte que pode complicar um pouco
Lembrando que a/b representa uma porcentagem, chamaremos o Dano Final de Df e o Dano Original de Do.
Para aumento teremos:
Df/Do = 1 + i

Para redução teremos:
Df/Do = 1 - i

Usando os exemplos anteriores.
Para um aumento de 20% teremos
Df/Do = 1,2
Df = 1,2*Do
podemos ver aqui que o dano final será 1,2 vezes maior que o dano original

Para uma redução de 30%
Df/Do = 0,7
Df = 0,7*Do
podemos ver aqui que o dano final será 0,7 vezes menor que o dano original

APLICAÇÂO AO RAGNAROK
No ragnarok nós temos as cartas de aumento e de redução de dano, que na maioria das vezes funcionam com porcentagens. Alguns exemplos são:
Carta Hidra >> Aumenta 20% do dano em humanóides
Carta Sapo de Thara >> Reduz 30% do dano de humanóides

Temos que levar em consideração que há tipos diferentes de aumentos e de redução, sendo eles distribuidos entre Raça, Tamanho, Elemento, Crítico, Distância e outras categorias, dependendo de carta para carta, de equipamento para equipamento.

Irei demonstrar agora como se calcula o aumento de dano concedido pelas cartas e equipamentos. Se vcs acharem necessário eu demonstrarei também os cálculos para a redução de dano

Primeiro vamos levar em consideração que você use uma única arma que possua 4 slots, e está na duvida de quais cartas adicionar para conseguir o maior aumento possível de dano.

Para isso vc terá que realizar um cálculo para cada combinação possível de cartas na sua arma. São muitas combinações, mas com o tempo vc aprendera a restringir essas combinações e agilizará seu trabalho.
Vou dar 4 exemplos de combinações para esta arma. Para estes exemplos irei considerar que o alvo é de tamanho Médio, da raça Humanóide e seu elemento é Neutro, e também que esta arma é uma espada.

Primeira Combinação

2 Hidras 2 Esqueleto Operário

Nós temos 2 aumentos diferentes com estas cartas, um aumento em Humanóides (Hidra) e um aumento em tamanho médio (Esqueleto Operário).

Vamos calcular o i de cada aumento.
i das Hidra = 40% = 0,4
i das Esqueleto Operário = 30% = 0,3

Vamos calcular o A dessa combinação.
Aqui nós temos 2 tipos de aumento, então há dois A.
A em Humanóides = 1 + "i das Hidras" = 1,4
A em tamanho Médio = 1 + "i das Esqueleto Operário" = 1,3

Vamos calcular o A total desta combinação
Como há 2 aumentos diferentes, primeiro devemos aplicar um, e com o novo resultado aplicar o outro.
Eu mostrarei um jeito mais prático para realizar esta operação
A total = "A em Humanóides" * "A em tamanho Médio"
A total = 1,4 * 1,3
A total = 1,82 = 182%

aqui podemos ver que o i = 82%, ou seja, um aumento de 82%

Segunda Combinação

2 Papel 1 Hidra 1 Esqueleto Operário

Nesta demonstração irei um pouco mais rápido e demonstraréi logo o A total da combinação, mas é só seguir os passos anteriores caso não entenda o resultado final.

A total = "A do dano Crítico" * "A em Humanóides" * "A em tamanho Médio"
A total = 1,4 * 1,2 * 1,15
A total = 1,932 = 193,2%

aqui podemos ver que houve um aumento de 93,2%
a carta Papel só funciona quando é dado um dano crítico, então este aumento
não será verdadeiro a não ser que o dano seja crítico

Terceira Combinação

2 Papel 1 Agressor 1 General Tartaruga

A total = "A do dano Crítico" * "A do Ataque"
A total = 1,5 * 1,2
A total = 1,8 = 180%

aqui vemos que cartas diferentes mas que dão o mesmo tipo de bonus são somadas
assim o i das Papel é 0,4, e da Agressor é 0,1
porém o A é relacionado ao tipo de aumento, então o A do dano Crítico seria A = 1 + 0,4 + 0,1 = 1,5

Quarta Combinação

2 Papel 1 Hidra 1 Esqueleto Operário e equipado com um elmo que concede 60% de dano em Humanóides.

A total = "A do dano Crítico" * "A em Humanóides" * "A em tamanho Médio"
A total = 1,4 * 1,8 * 1,15
A total = 2,898 = 289,8%

Novamente 2 bonus do mesmo tipo, mas gerados de forma diferente se somam
neste caso a carta Hidra com o Elmo

Estes exemplos foram para uma arma com 4 slots, mas também para os sins, que podem equipar 2 armas com 4 slots, a conta não muda em nada.
Você deve analizar as duas armas em conjunto, como se fossem uma só arma com 8 slots, e seguir a mesma linha de raciocínio usada nos exemplos anteriores.

Agora algumas coisas que passam despercebidas pra quem não está familiarizado com este tipo de cálculo.

A carta General Tartaruga aumenta em 20% o seu Ataque. Não importa se ele é crítico ou não, não importa a raça do alvo, nem seu tamnho, nem seu elemento.

A skill Perícia Avançada com Katar dos Algozes, quando em nivel 5, aumenta 20% do Ataque (assim como uma
carta General Tartaruga), mas somente quando o Algoz está equipado com armas do tipo Katar.

Deve-se ter atenção máxima para realizar os cálculos quando se está equipado com Elmos e Asas que aumentam o dano em Humanoides (ou qualquer outro tipo de aumento de dano).

Para me despedir farei um último exemplo.
Armas >> Duas Lâminas [4]
Elmo >> Dragão Dourado [4]
Cartas >> 4 Papel 1 Hidra 3 Esqueleto Operário
Alvo >> Um Player no PvP (tamanho Médio e raça Humanóide)
A total = "A do dano Crítico" * "A em tamanho Médio" * "A em Humanóides"
A total = 1,8 * 1,45 * 1,8
A total = 4,698 = 469,8%
Representa um aumento de 369,8% quando o dano é crítico

Peço a vocês que postem suas dúvidas, postem combinações de cartas com seus cálculos para que eu corrija, ou para que eu faça o cálculo do aumento de dano das cartas. Mas para melhorar o tópico preciso da ajuda de vcs.
É isso ai, espero que gostem (e que entendam) =)
Qualquer duvida pode postar aqui que eu responderei.
Abraço a todos!

ADM/GM
ADM/GM

Ver perfil do usuário

muito bem

Mensagem  [ADM]Protetor em Qui Dez 20, 2007 11:54 am

nós do staff esparamos q tenham gostado
[ADM]Protetor
ADM/GM
ADM/GM

Ver perfil do usuário http://makiro-forum.forumeiro.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo