Guia para Mestre-Ferreiro

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Guia para Mestre-Ferreiro

Mensagem  [ADM]iCe em Qui Dez 20, 2007 10:38 am

Bom galera, este é um guia feito por mim, para ajudar à quem precisa de informações sobre Ferreiros, esta classe magnifica com mil e uma funções.





Introdução
A classe Mestre-Ferreiro é uma das classes mais completas do jogo, possuem ótimas habilidades para a Guerra, além de tudo são ótimas para PvP.
Também possuem habilidades que dão danos muito altos e muito rápidos. São ótimos chars para se jogar, desde que você se interesse pela classe.
Carregam mais itens do que qualquer outra classe do jogo e ainda podem comprar itens de NPCs mais barato(o que não é tão necessário aqui no fansRO).




Bom, para termos um Mestre-Ferreiro bom, é necessário muitos equipamentos que de força, destresa e agilidade. Então vamos começar com uma das partes mais divertidas do nosso tutorial.

Chapéus
Topo

Elmo do Dragão Dourado [4] - Elmo muito bom, além de dar ótimos Stats, ele aumenta 60% de dano em Humanóides. Muitos vão se perguntar, mas oque adianta 60% de dano se não aumenta na habilidade Abatimento? Ele aumenta o dano físico e na Mammonita que na minha opinião é uma habilidade superior ao Abatimento.

Elmo de Anjo Mau [4] - Elmo muito bom também, aumenta 30 em força e 15 em agilidade e ainda aumenta o dano em Humanóides em 60%. É ótimo para dar dano, mas eu prefiro ainda o Dragão Dourado, por aumentar 15 em todos os atributos.

Chapéu do Luigi [4] - Elmo ótimo para tancar habilidades supremas como Asura. Aumenta força, agilidade e sorte. Também aumenta em DEF e MDEF 10 pontos. Da 30% à mais de dano em humanóide e da 10% de resistência contra propriedade NEUTRO e SAGRADO.

Aureola Mistica [4] - Um dos melhores elmos para quem não tem custom. Da % em humanos, força, inteligencia e sorte. MDFM 5.

Cartas de resistência ou de ataque. Como carta Orc Herói, Gato de Folha, Deviruchi ou até mesmo cartas Arvores Malditas para darem DeFM caso você não tenha GTB. Nunca bote carta Maya Macho em seu elmo, pois ele pode ser removido e ai você não vai saber aonde está escondido seu oponente.




Centro

Rabo de Gato [4] - Aumenta sua Vitalidade em 20 pontos. Na minha opinião é mais útil que Asa da Fantasia, pois aqui no fansRO, os Ferreiros tem muito pouco HP.

Asa da Fantasia [4] - Outro item muito bom, aumenta 10 pontos em cada atributo. Da um bônus ótimo. Belo item.

Mascara ANBU [4] - Para quem não tem custom, é um item muito bom. Concede Destreza, agilidade e vitalidade.

Orc Herói, Gato de Folha ou Deviruchi. Nunca esqueça da carta Maya Macho e também sempre bote ela no centro ou em baixo da cabeça. Porque se alguém te remover, você vai poder saber aonde está seu inimigo.




Baixo - Asas

Asas de Incubus [4] -Ótima asa. Concede precisão, força e agilidade.

Asas de Anjo Incandescente [4] - Ótima asa também, concede muita vitalidade.

Asas Fenix Real Azul [4] - Na minha opinião, uma das melhores Asas. Bonita, da ótimos status e é a que mais aumenta dano no Abatimento. Oque mais chama atenção nela também é a habilidade que ela fornece, Chama Reveladora Lvl. 1.

Asas Teia de Aranha [4] - Outra ótima asa, concede 15% em humanóides e da Str, agilidade, destresa e sorte.

Garras de Siri [4] - Uma das melhores asas para um Mestre-Ferreiro. Ela só pode ser obtida por quest. Concede força, destreza, vitalidade e da muito bonus em humanóides.

Orc Herói, Gato de Folha ou Deviruchi. Nunca esqueça da carta Maya Macho e também sempre bote ela no centro ou em baixo da cabeça. Porque se alguém te remover, você vai poder saber aonde está seu inimigo.




Armamento

Maça [4] - Recomendo usar esta arma. Ela da 100% de dano em monstros médios, é de apenas uma mão e tem quatro slots.

Machado de Batalha [4] - Ótima arma. Porém é de duas mãos.

Mangual Pesado [3] - Arma muito boa. Ataque bom, porém tem 3 slots. Não é muito recomendavel.

Faca de Combate - Outra ótima arma, é a mais recomendavel para quem não tem bônus.

Cartas que ajudam no dano como, Hidra, Zipper, General Tartaruga e Senhor dos Mortos. Mas se preferir também poderá cardear cartas que ajudam a acertar melhor o alvo como Freeoni. Samurai Encarnado não pode faltar.




Vestimentas

Armadura das Valquirias [1] - Ótima armadura. Além de ter uma defesa boa, da mais um em cada atributo e torna vestimenta indestrutivel. Se você tiver carta Ghostring equipada nessa vestimenta, você vai ser praticamente imune à alquimistas e criadores.

Vestimental Nobre [1] - Uma outra ótima vestimenta, ajuda na DeFM e tem um slot. Também da um de inteligencia mas acho que é o atributo menos desnescesário a um Ferreiro.

Ghostring, Senhor dos Orcs, Peste, Hatii, Tao Gunka ou Druida Maligno.




Escudos

Escudo da Valquíria [1] - Ótimo escudo, além de te dar resistencia contra varios elementos tem um slot.

Broquel [1] - Outro ótimo escudo. Caso você não tenha o Escudo da Valquíria use este.

Cartas que diminuem o dano recebido ou que o anulam magias do tipo, Sapo de Thara, Besouro-Ladrão-Dourado e Besouro-Chifre.




Capas

Manto da Valquíria [1] - Ótima capa. Além de poder refletir o dano fisico recebido, tem defesa boa e um slot. Este é um dos itens mais disputados em compra.

Manteau [1] - Capa também boa. É muito mais simples, mas tem defesa boa e também tem um slot.

Tem cartas muito boas, como Raydric ou Deviling. A Deviling é muito boa, mas só use contra Champions e Paladinos. Contra as outras classes sempre use Raydric.




Sapatos

Sleipnir - Ótimo calçado. Permite andar mais rapido e da ótima porcentagem de HP e SP.

Sapato das Valquírias [1] - Caso você não tenha Sleipnir, use este calçado. É muito bom, o melhor depois da Sleipnir. Tem um Slot e ajuda muito.

Botas [1] - Bom calçado para quem não tem custom. Tem slot e tem boa defesa.

Aqui é bem delicado. Sugiro cartas como, Matyr, Sohee, Verit e até mesmo a valiosa Amon-ra.




Acessórios

Megingjard - Tudo de ótimo para um Mestre-Ferreiro. Da uma força tremenda e uma DFEM muito boa. Use dois de preferencia.

Anel [1] - Ótimo acessório para quem não tem custom. Concede força e tem um slot.

Anel de Defesa - Ótimo anel para quem não tem custom e quer boa resistencia mágica.

Se seu acessório tiver slot, sugiro cartas como Louva-a-Deus e Horong .


Bem, e aqui acaba a parte dos equipamentos. Sempre escolha bem os seus e se for negociar itens custom, cuide bem para não ser roubado.










Agora chegamos a uma parte bem interessante. As habilidades.
Todos nós já tivemos algum dia a curiosidade de saber qual habilidade tirava mais dano de tal classe.
Aqui vou fazer as principais habilidades de Ataque e suporte de um Mestre-Ferreiro.

Habilidades:

Mammonita

Surpreende o inimigo usando dinheiro para atacar. Consome 5 SP.

Requisito: Nível 3 de "Usar Carrinho"

Nv. 1 - Dano 150% / Custo: 100 Zeny
Nv. 2 - Dano 200% / Custo: 200 Zeny
Nv. 3 - Dano 250% / Custo: 300 Zeny
Nv. 4 - Dano 300% / Custo: 400 Zeny
Nv. 5 - Dano 350% / Custo: 500 Zeny
Nv. 6 - Dano 400% / Custo: 600 Zeny
Nv. 7 - Dano 450% / Custo: 700 Zeny
Nv. 8 - Dano 500% / Custo: 800 Zeny
Nv. 9 - Dano 550% / Custo: 900 Zeny
Nv. 10 - Dano 600% / Custo: 1000 Zeny

Ela é a sua maior habilidade. É essa a habilidade que torna os ferreiros tão temidos, pois dá um dano grande em uma velocidade insana se você estiver usando o elemento certo na arma.



Abatimento

Pré requisitos: Mammonita Lv.10, Martelo de Thor Lv.5, Turbinar Carrinho Lv.1

Nv. 1 - Custo 600z, Chance de Atordoar 5%, ATK(Peso/%) 15
Nv. 2 - Custo 700z, Chance de Atordoar 10%, ATK(Peso/%) 14
Nv. 3 - Custo 800z, Chance de Atordoar 15%, ATK(Peso/%) 13
Nv. 4 - Custo 900z, Chance de Atordoar 20%, ATK(Peso/%) 12
Nv. 5 - Custo 1000z, Chance de Atordoar 25%, ATK(Peso/%) 11
Nv. 6 - Custo 1100z, Chance de Atordoar 30%, ATK(Peso/%) 10
Nv. 7 - Custo 1200z, Chance de Atordoar 35%, ATK(Peso/%) 9
Nv. 8 - Custo 1300z, Chance de Atordoar 40%, ATK(Peso/%) 8
Nv. 9 - Custo 1400z, Chance de Atordoar 45%, ATK(Peso/%) 7
Nv. 10 - Custo 1500z, Chance de Atordoar 50%, ATK(Peso/%)6

Utiliza zenys pra dar um ataque que causa dano massivo e ainda tem uma chance de atordoar a cada acerto. O dano é baseado no peso do carrinho, no valor do ataque do personagem. Não conta cartas de % de aumento de dano por raça,elemento e tamanho, conta apenas ataque, então use Zippers em vez de hidras, e elemento da arma também influencia no dano alto. É baseada na sua velocidade de ataque, como a Mammonita, então dá pra usar ela sem parar. Para utilizá-la você precisa estar com o Impulso no Carrinho ativo.
Essa habilidade é devastadora, porém acaba com seu SP e seus zenys, prepare-se pra gastar como nunca.



Força Violentíssima

Pré requisitos: Força Violenta Lv.5

Usando o poder dos zenys você dobra seu ataque por um determinado espaço de tempo no level máximo, também dá uma chance de 0.1% de quebrar sua arma, funciona apenas em você. Finalmente uma skill linda pra PvP, seu dano vai literalmente dobrar, com endow e arma cardeada, dá pra matar qualquer um com ajuda disto.
Habilidade perfeita para ser utilizada em conjunto com o Abatimento em alta Velocidade.

Nv. 1 - Dano(%) 120, Custo em Zenys 3000
Nv. 2 - Dano(%) 140, Custo em Zenys 3500
Nv. 3 - Dano(%) 160, Custo em Zenys 4000
Nv. 4 - Dano(%) 180, Custo em Zenys 4500
Nv. 5 - Dano(%) 200, Custo em Zenys 5000



Fundir

Habilidade ativa, 10 níveis.
Sp gasto: variável
Casting: variável
Pré-requisitos: Resistência ao Fogo 3, Punho Firme, Perícia em Armamento 5, Força Violenta 3

Concede ao personagem uma pequena chance de destruir a arma e armadura de um alvo a cada ataque.

Nv. 1 - 1% Arma 0,7% Armadura Cast 5s 15s 50 sp
Nv. 2 - 2% Arma 1,4% Armadura Cast 5s 20s 50 sp
Nv. 3 - 3% Arma 2,1% Armadura Cast 6s 25s 60 sp
Nv. 4 - 4% Arma 2,8% Armadura Cast 6s 30s 60 sp
Nv. 5 - 5% Arma 3,5% Armadura Cast 7s 35s 70 sp
Nv. 6 - 6% Arma 4,1% Armadura Cast 7s 40s 70 sp
Nv. 7 - 7% Arma 4,9% Armadura Cast 8s 45s 80 sp
Nv. 8 - 8% Arma 5,6% Armadura Cast 8s 50s 80 sp
Nv. 9 - 9% Arma 6,3% Armadura Cast 9s 55s 90 sp
Nv. 10 - 10% Arma 7,0% Armadura Cast10s 60s 90sp

Ótima habilidade para a Woe, afinal sem a arma um Champion não mata ninguém, e sem armadura eles deitam facil.
Sem arma um Algoz também não quebra uma Empérium.
As veses é até engraçado ver os caras correndo de você com medo que você quebre as coisas dele com essa habilidade. O alvo não vai ter equipamentos destruidos se ele estiver protegido com a habilidade Revestimento Total.



Adrenalina Pura

Duplica temporariamente a velocidade de ataque. Só funciona com Machados ou Maças. E por um tempo menor, por enquanto.

Requisito: Nível 2 de "Martelo de Thor"

Nv. 1 - Duração: 30 segundos 20sp
Nv. 2 - Duração: 60 segundos 23sp
Nv. 3 - Duração: 90 segundos 26sp
Nv. 4 - Duração: 120 segundos 29sp
Nv. 5 - Duração: 150 segundos 32sp

A habilidade aumenta em 30% a velocidade de ataque do Ferreiro, Habilidade absurdamente útil e um dos maiores pontos fortes do Ferreiro, com ela ativa seu dano por minuto sobe muito. Ela também aumenta a velocidade de ataque das pessoas de seu grupo em 25%, porém, só de quem estiver de maça ou machado.



Consertar Armas

Concerta seus equipamentos quebrados por Criadores, Bardos e Ferreiros.


Para se consertar itens quebrados, use esa skill:

Armas Lv. 1: Minério de Ferro
Armas Lv. 2: Ferro
Armas Lv. 3: Aço
Armas Lv. 4: Oridecon
Para demais equipamentos quebrados como Elmos, escudos e armaduras use também use Aço.


Ótima habilidade, concerta seus equipamentos quebrados e faz com que você possa usa-los denovo.


Mais uma parte encerrada, agora vamos para uma parte onde você vai ter que pensar muito
para deixar seu Mestre-Ferreiro muito bom.








Esta parte é uma parte bastante importante para o desenvolvimento do seu char.
Se você não tiver atributos bem distribuidos, você nunca irá tirar um dano alto.

Em baixo, eu vou dizer oque cada atributo faz e no que ele te ajuda a formar uma build boa.

Força: O atributo mais importante para um Mestre-Ferreiro. Nunca deixe de botar. Esse atributo almenta o dano nas habilidades como Mammonita e Abatimento, oque é essencial para você. Alias, sempre feche seus atributos somando com os bônus em um multiplo de 10 para dar bônus no ataque.
Exemplo: Str 289+131 = 420

Agilidade:Quanto mais agilidade você tiver, mais velocidade de ataque você vai ter. É um outro atributo essencial, bote sempre até deixar sua velocidade de ataque 195. Feche a build utilizando a Habilidade Adrenalina Pura.

Destreza: Quanto mais destreza você tiver, mais precisão você terá. A destreza também ajuda no ataque e na agilidade, mas é pouca coisa. Utilize bastante destreza para não errar seus oponentes. Recomendo no minimo 600 de precisão.

Vitalidade: Bom, aqui no fansRO os Mestres-Ferreiros tem muito pouco HP. Sugiro que bote bastante também. Pelos 200 à 250 se possivel para tancar alguns Rituais do Sacrificio e dificilmente Asuras.

Inteligencia: Atributo mais "inútil" para um Mestre-Ferreiro. Não ajuda no dano praticamente não faz nada além de almentar sua DeFM e seu SP.

Sorte: Bem, se você gosta de danos criticos, que ignoram a defesa e a esquiva, é um bom atributo. Mas ele não influencia no dano da Mammonita e nem do Abatimento.


Bem, aqui terminamos mais uma parte do Guia. Espero que tenha ajudado.







Agora chega a parte mais ruim do Ragnarök ! Upar, quem gosta ?!

Todos os passos e opções aonde para aonde você pode upar e pegar level mais rapido.

Pegue seu aprendiz e vá até a um dos Mapas que cerca Prontera.
Depois vá virar Mercador no Job Master, em Prontera.
Depois vá na Caverna de Payon(pay_dun00) e mate alguns Poporings e Zumbis.
Quando pegar o Nivel de Classe 40, volte à Prontera e vire Ferreiro.
Vá até a Vila dos Orcs(gef_fild15) e mate alguns Orcs e Grand Orcs. Até ai é facil pegar level 99.
Depois que pegou level 99, vá até Prontera novamente e renasca Aprendiz.

Faça tudo que disse à cima até level 99 denovo, vá até o Laboratório da Somatologia no 2º andar e mate alguns "noviços" e "bruxos" de la.

Seguindo isso, pegue level 110 e vá para o segundo andar da Caverna Subteranea do Abismo(abyss_02) e mate muitos Ferus.
A EXP lá, não é tão boa quanto a de LHZ, mas como tem muito menos gente, acaba sendo muito mais fácil de upar, porque la a EXP é também muito boa.
Pegue level 180 à 200 e vá para o terceiro andar do Laboratório da Somatologia(lhz_dun03) e mate a Sacer.

Um segredo é você teleportar bastante e não atacar quando tem muitos bixos juntos. Assim você dificilmente vá morrer. Bote bastante Str para matar as Sacers e os Assassins no Abatimento.
Depois que o dano ficar bom, apenas distribua em AGI, DEX e boa porcentagem em VIT para tancar os monstros.


Essa é uma das opções para upar rápido e facilmente.
Eu sempre fiz assim, no roteiro à cima e nunca demorei mais de 30 minutos para pegar 300.








Os Encantamentos de armas ajudam seu dano subir absurdamente.
São uma das melhores coisas para aumente o dano de um Ferreiro.

Vou postar algumas opções de encantamentos de armas fáceis de aranjar.

Água Amaldiçoada - Um ótimo item, use-a para encantar sua arma com propriedade Sombria. Na minha opinião é uma dos melhores encantamentos. Dura 180s.

Caixa da Tempestade - Outro ótimo item, o encantamento da caixa da tempestade dura 3 minutos, muito bom, pena que é um pouco cara e dificil de acha-la.

Além desses, existem outros jeitos de encantar sua arma. Táis como as habilidades de Professores que existem difersos elementos, ou também como usando Carta Esfera Marina, que da Impacto Explosivo, caso sua arma fique elemento fogo por 20s.

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Desejo a Todos um Feliz Natal
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